curso_de_portugus_como_l2_capacita_profissionaisSão José, 18/06/2012 – Chegou ao fim, na noite de sexta-feira (15), o curso à distância de Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) – enfoque no aluno surdo – oferecido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a cerca de 60 profissionais de escolas da rede de ensino estadual envolvidos na educação de surdos de Santa Catarina. Iniciado no dia 7 de maio, o curso teve a duração de 60 horas.

De forma geral, “percebemos que foi um momento bastante proveitoso para os professores da rede, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com as mais recentes pesquisas acadêmicas na área do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua”, destacou a professora e ministrante Marilyn Mafra Klamt.

Durante o curso, os participantes puderam trabalhar tópicos sobre a educação bilíngue, o aprendizado da Língua Portuguesa escrita por crianças surdas e as principais características da leitura e escrita do surdo; ilustração de gêneros textuais; apontamentos a respeito de direitos do aluno surdo na avaliação em LP/S; pontuações sobre como as TIC´s (letramento digital) podem ser boas ferramentas para o aprendizado de L2 mais eficaz na Educação de Surdos;  e estratégias para o aprendizado de Língua Portuguesa.

No final da capacitação, os participantes fizeram uma avaliação de conhecimentos, por meio de um trabalho escrito. O direito ao certificado – com emissão pela FCEE – ficará condicionado à aprovação nesta avaliação. Para os cursistas não aprovados, será fornecida somente uma declaração de participação. Nos dois casos, exige-se o registro de 100% de frequência.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação, Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS) e do Centro de Tecnologias Assistivas (Cetep).

Assessoria de Imprensa – FCEE

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