O docente desta etapa do curso foi o psicólogo e articulador de grupo de trabalho da Gecea, Sérgio Otávio Bassetti, com o tema “Transtornos Funcionais Específicos”. O termo transtorno indica a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais. (CID 10). São funcionais porque dizem respeito à funcionalidade da pessoa, e específicos porque indicam áreas específicas.
Segundo classificação do MEC, são considerados como transtornos funcionais específicos a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia, o transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros. (MEC, 2008). Durante a capacitação, Sérgio falou dos principais transtornos, apresentando e debatendo sobre métodos de identificação, diagnóstico e abordagem.
De acordo com o palestrante, “além de falarmos sobre os transtornos, discutimos principalmente as ideias difundidas no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, que combate a proliferação da ideia da doença”. A chamada medicalização da educação é definida por especialistas como um processo que transforma questões coletivas e sociais em questões individuais e biológicas, mais especificamente, em doença, transformando artificialmente questões não médicas em problemas médicos. Com atuação permanente e núcleos em diversas partes do país, o Fórum tem por finalidade articular entidades, grupos e pessoas para o enfrentamento e a crítica desse fenômeno.
Assessoria de Comunicação FCEE