O conteúdo da agenda foi produzido por Solange de Souza, estimuladora
cognitiva, e Alzira Cândido Lopes, educadora física, que atuam no
serviço de Estimulação Essencial II do Cener.
Solange explica que a ideia para a elaboração do material surgiu da
preocupação das profissionais com a dificuldade dos pais em encontrar
tempo para dar atenção exclusiva aos filhos e realizar, em casa, as
atividades solicitadas pelo Centro. “Assim, pensamos em um material que
pudesse ajudá-los a organizar uma rotina diária”.
Ela conta que
desde o ano passado essas sugestões de atividades já eram repassadas aos
pais, mas de forma mais rudimentar, por meio de folhas impressas no
próprio centro. Tendo em vista a importância e utilidade do conteúdo, é
que se resolveu, com apoio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão
(Depe), produzir uma agenda ilustrada, colorida, de fácil manuseio e
leitura.
A agenda traz uma série de sugestões de atividades
divididas em dias da semana, e é voltada para famílias com crianças de 2
a 6 anos com ou sem deficiência. Porém as profissionais ressaltam que o
mesmo modelo pode ser adaptado para lactentes, crianças e jovens da
educação básica e adultos em idade de envelhecimento, desde que as
atividades propostas respeitem a idade cronológica do indivíduo.
A
produção da agenda contou com a supervisão técnica e organização da
Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da Gerência de Pesquisa e
Conhecimentos Aplicados (Gepca) da FCEE, Elaine Carmelita Piucco, e
ilustrações da técnica em atividades administrativas Angélica
Rupniewski.
|
- Essa agenda semanal tem
como objetivo estabelecer uma organização na dinâmica familiar
envolvendo aquisição de disciplina diária, estabelecimento de rotina,
estreitamento de vínculo afetivo e ampliação de diálogo entre os
membros, para o desenvolvimento pleno da criança.
- As
atividades contidas nestas fichas devem ser executadas em forma de
brincadeira, pois a criança aprende mais rápido quando sente prazer e
alegria em se exercitar.
- Essas fichas apresentam algumas
sugestões de atividades a ser realizadas em casa. Para isso, deve-se
desligar a televisão e procurar um local onde poderão desenvolver as
atividades com tranquilidade.
- As brincadeiras deverão contar
com a participação de adultos, porém, com intuito de instigar a
participação da criança. Ela é o personagem principal deste trabalho, o
adulto será o mediador.
Clique para visualizar a agenda
|