No período da manhã, a partir das 8h, o articulador de grupo de trabalho da Gecea e professor de Psicologia Sérgio Otávio Bassetti explorou de forma teórica a temática, buscando a interação com os participantes.
Para Sérgio, a elaboração conceitual é um processo mental complexo, que envolve aspectos emocionais, perceptivos e cognitivos. “Existe uma relação extremamente importante entre pensamento e linguagem que vai definindo o caráter da consciência. Segundo a concepção histórico-cultural, a consciência tem um caráter semântico e sistêmico que se modifica à medida que o significado das palavras muda. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a criança classifica os objetos de forma sincrética; depois, de acordo com algum traço perceptível e, só mais tarde, quando os processos de análise e síntese se articulam, em base conceitual. Este processo não pode ser compreendido de maneira linear, no qual uma etapa se sobrepõe a outra”, explica.
À tarde, a professora Sandra Montedo, do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede) do Cenap, tratou de questões práticas do cotidiano escolar relacionadas ao tema deste encontro. A docente abordou a dinâmica do pensar em planejamento com base na elaboração conceitual, disponibilizou jogos para equipes e promoveu a troca de experiências entre os participantes.
Segundo Sandra, “primeiro, é necessário deixar claro qual o objetivo que se tem com o aluno; depois é que se pensa nas atividades que o façam pensar, trabalhando na zona de desenvolvimento proximal, buscando a apropriação dos conceitos e das palavras”.
O evento foi encerrado às 17h. Os primeiros encontros aconteceram em abril (25) e maio (30). Os próximos serão nos dias 19 de setembro - com o tema “Transtornos Funcionais Específicos”, também com a participação de Sérgio Bassetti - e 3 de outubro - com o tema “Planejamento e Avaliação”, que será ministrado pela Ms. Márcia de Souza Lehmkuhl.
Sobre o Centro de Ensino e Aprendizagem (Cenap) |
O Cenap é o Centro de Atendimento da FCEE responsável pelo estudo e aplicação da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, no âmbito do Programa Pedagógico em termos de Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), Serviço Pedagógico Específico (SPE) e nas ações do Programa Pedagógico. Tem como objetivo desenvolver propostas pedagógicas para pessoas, em idade escolar ou os que estão com idade superior frequentando a rede regular de ensino, com deficiência mental, transtorno global de desenvolvimento e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade associada ou não a outra deficiência. Possui um pequeno grupo de pessoas sendo atendidas no setor com a finalidade de aliar prática com a teoria utilizada nas assessorias e docências no Estado de Santa Catarina. Telefone: (48) 3381-1655 ou 3381-1661
E-mail: cenap@fcee.sc.gov.br |
Assessoria de Comunicação FCEE