A docente desta etapa do curso foi a mestre em educação Márcia de Souza Lehmkuhl, que explanou de forma didática o tema, buscando exemplificar a teoria apresentada com experiências do cotidiano da sala de aula. “O planejamento é uma prática político-social que tem os indivíduos como agentes catalisadores das intenções da sociedade. Isso porque o ato de planejar representa uma atividade intencional pelo qual projetamos fins e estabelecemos meios para atingi-los”, explica.
Segundo Márcia, para realizar o planejamento deve-se sempre pensar em questões como: “a quem?”; “o quê?”; “quando?”; “como?”; e “por quê?”. A partir daí, definir questões como: objetivos, conceitos essenciais, conteúdos multidisciplinares, adequações curriculares, metodologia, atividades e estratégias, adequações de temporalidade, de recurso e de conteúdo, como serão as avaliações e encaminhamentos, etc. Nesse contexto, a avaliação deve ser processual e contínua.
Ao longo da palestra, a docente buscou ligações entre o tema abordado e a diversidade de alunos encontrados na sala de aula e em sessões do Saede, bem como a relação com outras temáticas trabalhadas no curso.
Assessoria de Comunicação FCEE
Fotos enviadas pelo Cenap