A webconferência foi conduzida por Edite Sehnem, supervisora de atividades educacionais extensivas da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), e por Léa Marzagão Beringhs, psicóloga, com o apoio do Centro Tecnológico de Educação Especial (Cetep). Léa explica que, por meio do Sigesc, sistema criado pelo Centro de Informática e Automação de SC (Ciasc), os alunos que fazem parte do público-alvo da educação especial e do serviço de atendimento domiciliar poderão receber atendimento em menor tempo. Isso porque, com o envio de solicitações e documentação pela internet, os processos ganham mais agilidade. “O caminho para a solicitação continua o mesmo. A escola preenche um cadastro, o integrador anexa os documentos, nós recebemos e damos nosso parecer e, caso este seja favorável, a Secretaria de Estado da Educação (Sed) libera para a contratação de profissional. Só que agora, com este sistema online, o recebimento da documentação é muito mais rápido se comparado ao envio de um processo físico, em papel, que poderia demorar dias para chegar aqui, e daqui ser enviado para a Sed”, explica. Léa ressalta que alguns processos continuarão sendo recebidos em papel. Porém, a ideia é que, no futuro, todos sejam tramitados pela web. Essa é a segunda webconferência realizada para tratar deste assunto. Enquanto a primeira foi destinada também às escolas, esta se dedicou a tirar as dúvidas dos integradores. “Embora eles tenham recebido todas as orientações por escrito, sempre fica alguma pendência. Então, decidimos fazer essa web para os integradores para que estes passem as orientações para as escolas”, esclarece Léa. |
Assessoria de Comunicação FCEE |