A coordenadora do Centro, Patrícia Amaral, conta que a equipe de professores do Serviço de Estudo e Aprendizagem da LIBRAS (SEALI) do CAS se mobilizou para confeccionar todo o cenário e fantasias para contar a história dos Três Porquinhos na língua de sinais.
“Nosso principal objetivo foi mostrar a importância do livro para o desenvolvimento de todas as crianças e da criança surda também. Tendo como base a literatura infantil clássica, a adaptação de materiais e histórias permite que haja desenvolvimento do discernimento social, identidade e senso crítico”, destaca. Ela explica que, por meio das histórias, as crianças podem imaginar, desenvolver seu raciocínio lógico, aumentar seu vocabulário, ampliar seus conhecimentos culturais.
A coordenadora ainda chama a atenção para a importância de as escolas
assegurarem o acesso à literatura infantil a todas as crianças. “Lendo/vendo histórias, as crianças podem pensar em como
organizar seu mundo e construir sua identidade, seus valores. É por
esses motivos que toda criança tem direito ao contato com o livro, com a
literatura. Não importa se ela ouve ou não”.
|