03/09/13 – De 26 a 30 de agosto, a FCEE ofereceu o curso “Psicomotricidade para Pessoas com Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento” a profissionais de educação física e fisioterapeutas da Fundação. Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae) e coordenado pelo Centro de Educação Física (Ceduf), o curso teve um total de 30 horas aula.
O curso foi ministrado pelo professor doutor Airton da Silva
Negrine, que tem mais de 40 anos de vida acadêmica com experiências nas
áreas de educação física, psicomotricidade, educação infantil e educação
especial. O professor elogiou a participação dos servidores da FCEE no
curso e destacou como a heterogeneidade do grupo contribuiu para o
enriquecimento do curso. “Percebi que há um bom número de profissionais
jovens, extremamente interessados pela temática, ao mesmo tempo em que
há outros com muito tempo de casa, participando ativamente e
contribuindo muito com sua experiência dos anos na Fundação”, contou
Negrine. De acordo com o pesquisador, formação continuada é a chave para o avanço das instituições e também para o crescimento individual, pois nenhum profissional é formado apenas com o título acadêmico. Para Airton, o momento de iniciar a formação continuada é logo quando a pessoa ingressa na instituição e começa a ter suas vivências de trabalho. “No momento em que ele está tendo a experiência, ele consegue entender melhor o que funciona e o que não funciona”. Assim, o profissional é capaz de confirmar ou refutar o que ouviu na universidade e durante as capacitações, e até mesmo criar novas teorias. “Isso é de exterma relevância e tem que ser entendido pelos gestores como um processo contínuo”.
Quando questionado sobre os pontos mais relevantes do
curso, Airton destacou duas coisas que, segundo ele, foram inovadoras
para os participantes. “Uma foi a visão que eu trouxe da
psicomotricidade relacional, que se contrapõe à visão funcionalista da
psicomotricidade – aquela do movimento técnico, do movimento pelo
movimento; uma visão relacional que utiliza o lúdico como ferramenta
pedagógica. E outra questão trazida foi a formação pessoal do
profissional de educação especial, que trata justamente de refletir
sobre si mesmo, utilizando-se de dinâmicas e técnicas que o levam a
pensar sobre o seu lugar aqui também como pessoa, analisando suas
dificuldades, seus medos, angústias e suas potencialidades”.
Assessoria de Comunicação FCEE |
|
Conteúdos trabalhados no curso |
- Histórico da Psicomotricidade - Psicomotricidade na Infância - Psicomotricidade para Pessoas com Deficiência e TGD - Gerontopsicomotricidade |
Currículo do professor: Airton da Silva Negrine possui Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Especialização em Psicomotricidade Relacional pela Secretaria Municipal de Educação de Barcelona/Espanha (1991). Mestrado em Educação na área de concentração Ensino pela Faculdade de Educação da UFRGS (1978). Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação no Programa Inovação Curricular e Formação de Professores na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona/Espanha (1993). Professor titular aposentado da UFRGS, com atuação no Curso de Graduação em Educação Física e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) como professor, orientador e coordenador do Programa em Ciências do Movimento Humano. Professor de vários Cursos de Especialização em Psicomotricidade, Medicina e Ciências do Desporto, Psicologia e Ciências do Desporto, Psicopedagogia Clínica e Institucional entre outros. Professor e orientador de 2001-2010 no Programa de Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Diretor Geral e professor do Complexo Esportivo de Saúde - AQUÁRIUS. Em 2011 completou 40 anos de vida acadêmica com experiências nas áreas de Educação Física, Psicomotricidade, Educação Infantil, Educação Especial e Turismo. Consultor ad hoc - Avaliação Institucional e de Cursos Superiores de Educação Física e de Tecnologia em Gestão de Turismo e Gestão Desportiva e de Lazer do SINAES/INEP/MEC. Exerce atualmente funções de Consultor Ad Hoc da CAPES nas áreas de Educação Física e Educação.
Fonte: CNPq |