“O concurso foi um grande desafio para o Naah/s, mas nós
contamos com muitos parceiros dentro e fora da Fundação que auxiliaram
para que tudo isso fosse possível. Parceria principalmente das escolas e
dos alunos que se empenharam em participar”, destacou Andréia
Panchiniak, coordenadora do Núcleo. “Podemos dizer, sim, que temos
talentos na escola pública. Agradecemos muito a todos que acreditaram
nessa proposta. Daqui, muitos outros eventos se desdobrarão”,
complementou.
A equipe do Núcleo ressalta que concursos,
torneios e olimpíadas são metodologias importantes e comprovadamente
eficientes para oportunizar que os talentosos apresentem suas
habilidades, para que estas sejam descobertas e bem aproveitadas, já que
o conhecimento é uma das maiores riquezas de um país.
Conheça os desenhos vencedores
|
Entenda como aconteceu o concurso
Para
se inscreverem, os estudantes precisavam entrar no blog do Naah/s, ler
atentamente o regulamento, preencher e imprimir a ficha de inscrição e
anexá-la ao desenho produzido de acordo com o tema proposto: "Inclusão
social: o que você tem a ver com isso?".
Após esses passos, os
estudantes deveriam entregar o material ao responsável pelo concurso em
sua escola para que seja enviado, junto aos de outros alunos, à FCEE.
Nesta primeira etapa, foram recebidas 1.875 inscrições, o que
surpreendeu a equipe do Naah/s. “É um ótimo número, tendo em vista que
este é o primeiro ano do concurso. Ficamos muito felizes”, comemora a
coordenadora do Núcleo, Andréia Panchiniak.
Após as inscrições e o
recebimento dos desenhos, aconteceu a de pré-seleção do material pelo
Naah/s, na qual foram selecionados os melhores 30 de cada categoria para
serem votados por meio do blog do Naah/s.
Por fim, a escolha
dos três primeiros lugares de cada categoria foi realizada por uma
Comissão de Avaliação formada por um grupo de doze pessoas, entre
artistas e/ou arte educadores e profissionais da área da cultura e
educação. Foram eles: Albertina Prates, Virgínia Yunes, Beta Monfroni,
Plínio Verani, Lygia Helena Roussenq Neves, Luiz Ekke Moukarzel, Maria
das Graças Machado Moukarzel, Vânia Pires Franz de Matos, Geraldo Mazzi,
Cléa Espíndola, Natasha Bergamaschi, Claudenir Fernandes e Marcel Ruiz
Forns.
|
Professora de Artes destaca a importância de concursos como este para estimular os talentos
A
professora de Artes do Naah/s ressaltou os objetivos da equipe com a
realização do concurso. “Nós do Naah/s utilizamos muitas estratégias que
nos auxiliam na identificação dos alunos com indicadores de altas
habilidades/superdotação. O concurso, especialmente pela visibilidade
que ele dá a esses alunos, vem ao encontro das nossas propostas, como
uma ferramenta para nos ajudar a destacar talentos que estão nas
escolas, além de divulgar o nosso trabalho”, explica Vânia Pires Franz
de Matos.
Vânia destaca a importância de iniciativas como esta
para estimular alunos criativos a mostrarem suas habilidades. “A
inteligência criativa produtiva é menos evidenciada nas escolas de um
modo geral, em comparação à inteligência acadêmica. Nossa intenção foi
dar a oportunidade de esses alunos criativos mostrarem seus talentos, se
expressarem através da arte".
Segundo a professora, a experiência e
os dados obtidos nesse concurso servirão de subsídio para outros
projetos e pesquisas do Naah/s, sempre com o objetivo de fomentar a
descoberta e o desenvolvimento dos talentos no estado.
O 1º Concurso
de Desenhos do NAAH/S contou com a parceria da Secretaria de Estado da
Educação, apoio da Livrarias Catarinense, Fundação Nova Vida e Chaordic.
|