10/12/14 - Um grupo de 70 servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) compareceu nesta quarta-feira no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para o terceiro e último encontro presencial do Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) à Distância, realizado no âmbito de um projeto piloto entre as duas instituições com o objetivo de promover a acessibilidade dos surdos ao Poder Judiciário no Estado.
A parceria entre FCEE e TJSC iniciou em 2012, quando o órgão judiciário solicitou à Fundação uma parceria visando à capacitação dos seus servidores para o atendimento aos surdos. Uma primeira turma do Curso de LIBRAS Básico, exclusiva para servidores do TJSC, foi organizada para suprir a demanda. Ao longo de 2013 foram definidos novos termos para a colaboração entre as duas instituições, que decidiram pela realização de cursos à distância.
“Diante das especificidades do curso de LIBRAS presencial, que exige um número máximo de 25 alunos e aulas extensivas por longos períodos, e do objetivo de atender servidores de todas as Comarcas do TJSC no Estado, definimos o Curso à Distância como a melhor modalidade para atender esta demanda”, explica a coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, Patrícia Amaral, acrescentando que o curso básico fornece noções para que os servidores do TJSC possam receber e prestar informações às pessoas surdas. “Este convênio é muito importante para nós, pois assim estamos promovendo e garantindo a acessibilidade dos surdos nos tribunais”, afirmou.
O secretário-executivo da Academia Judicial do TJSC, Adalto Barros dos Santos, salientou que o objetivo da instituição é oferecer ao menos um servidor com noções de LIBRAS em cada uma das 111 Comarcas Judiciais do Estado. “Este projeto permite aproximar as pessoas surdas do Judiciário, para que se tornem cidadãs com acesso pleno aos seus direitos”, afirmou Santos, acrescentando que o alto número de inscritos no curso foi surpreendente. “A inscrição era voluntária, com prioridade para servidores que atuassem no atendimento ao público”, explicou.
O curso teve início em setembro deste ano, totalizando 136 horas/aulas, com três encontros presenciais e participação de três tutores. No terceiro e último encontro presencial foram realizadas também provas de avaliação dos alunos.