30/04/15 - Um grupo formado por professores e
alunos do curso técnico Produção de Material Didático Bilíngue, do Campus Palhoça
Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizou na tarde desta
quarta-feira, 29 de abril, uma visita técnica ao Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de
Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da Fundação Catarinense de Educação
Especial (FCEE). O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pela
instituição assim como ter contato com o público alvo dos atendimentos
realizados pelo CAS.
“Esta é uma primeira oportunidade que estamos tendo para se aproximar da FCEE, conhecer a instituição, seus professores e, principalmente, seus alunos”, afirmou o professor do IFSC Douglas Kaminski, coordenador da visita. O grupo, formado por seis alunos e cinco professores do curso técnico do IFSC, conversou com professores e profissionais do CAS e interagiu com diferentes grupos de alunos que recebiam atendimento.
O CAS é o centro especializado da FCEE cujo objetivo é promover estudos, pesquisas e capacitações na área da Surdez, aspectos do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Português como segunda Língua, metodologias de atendimento e reabilitação auditiva. Atualmente, o CAS atende 25 alunos surdos de 0 a 12 anos que participam de oficinas com freqüência de duas vezes por semana voltadas para o ensino de LIBRAS ou de Português como L2. Também oferece estas mesmas oficinas para surdos adultos.
O curso técnico Produção de Material Didático Bilíngue foi criado em 2012 e é um dos diversos cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino oferecidos no Campus Bilíngue Palhoça, primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na modalidade bilíngue (LIBRAS/Português) que traz para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional. Todos os cursos oferecidos no campus são na modalidade bilíngue voltados para alunos surdos e ouvintes.