O curso “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, com carga horária de 24 horas e aulas no período de 08 a 11 de junho, é voltado para professores regentes e corregentes (segundo professor), professores de disciplina, professores de Serviço de Atendimento Educacional (SAEDE) da rede estadual e/ou de congêneres, pedagogos da rede regular de ensino estadual e responsáveis pela educação especial nos municípios. As vagas serão destinadas preferencialmente a profissionais que nunca receberam capacitações nesta área. Os inscritos deverão encaminhar comprovação de sua atuação no momento da inscrição.
Entre os temas que serão abordados na formação estão “O papel do Segundo Professor e do Professor Regente”, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e sua especialização em Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Déficit de Atenção e Hiperatividade. O curso será ministrado por profissionais do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) da FCEE, centro de referência no que se trata ao processo de inclusão escolar no ensino regular nas áreas de Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Já o curso “Formação Inicial em Estimulação Essencial”, com carga horária de 30 horas e aulas no período de 08 a 12 de junho, tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam no serviço de estimulação essencial oferecido pelos CAESPEs, com vistas ao desenvolvimento de políticas de prevenção e intervenção terapêutica a crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de suas comunidades. As vagas são destinadas exclusivamente para profissionais que atuam nos serviços de estimulação essencial dos CAESPEs e os inscritos deverão comprovar sua atuação no momento da inscrição.
Entre os temas que serão abordados estão o conceito de Estimulação Essencial e a Relação da família neste processo, Estimulação e Desenvolvimento Socioafetivo, A importância do brincar, Estimulação e Desenvolvimento Cognitivo, Bases do controle motor aplicada à estimulação, Estimulação e Desenvolvimento Motor, Estimulação e Desenvolvimento da Linguagem e Motricidade Orofacial, Estimulação e desenvolvimento das AVDs: autonomia e independência, Avaliação Funcional e estimulação visual, Prevenção e sinais de alerta e tripé da estimulação, Avaliação Diagnóstica CIF e a importância da avaliação da funcionalidade,
Importância da Hidroterapia no desenvolvimento da criança, Importância da Equoterapia na criança de 4 a 6 anos, Avaliação e planejamento, segundo Guia Portage. O curso será ministrado por profissionais do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), centro da FCEE responsável pelo processo de reabilitação de pessoas com deficiência intelectual ou transtorno global do desenvolvimento associados à deficiência neuromotora e/ou transtornos da linguagem.
Mais informações sobre os cursos
neste link .