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11/06/15 - Com o objetivo de capacitar
professores da rede regular de ensino sobre o processo de inclusão de crianças
com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o curso “Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva” ocorreu esta semana na Fundação Catarinense
de Educação Especial (FCEE), entre os dias 8 e 11 de junho, atraindo um público
de cerca de 30 professores provenientes de todo o Estado.
Voltado para profissionais da área de educação especial,
principalmente professores regentes e corregentes (segundo professor),
professores dos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) da
rede estadual e instituições congêneres, como as APAES, o curso teve como
objetivo principal contribuir para a atualização e formação continuada dos
profissionais. Entre os conteúdos abordados ao longo da semana estavam o “Serviço
de Atendimento Educacional Especializado” e suas especializações em Deficiência Intelectual
(DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), “O papel do Segundo Professor e Professor Regente” e
“Oficina de Jogos”. A formação foi ministrada por um grupo de profissionais do Centro de Ensino e Aprendizagem
(CENAP) da FCEE, entre pedagogos e professores.
Segundo as pedagogas Grazielle Franciosi da Silva e Francislanny Pereira de Jesus, o público presente era formado principalmente por professores de SAEDE da rede estadual provenientes de cidades como Lages, Tubarão, Itapema, Itajaí, Xaxim, Otacílio Costa, Ibirama e também da Grande Florianópolis.
Mais três edições deste curso ainda deverão ocorrer ao longo de 2015 no campus da FCEE. Instituições e escolas que atuam com educação especial podem também solicitar a realização desta formação nas suas Regiões. Mais informações com a Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE através do e-mail gecea@fcee.sc.gov.br.