em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;"> 04/09/15 - A semana de 31 de agosto a 4 de setembro foi movimentada no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) devido a ocorrência simultânea de três importantes cursos de qualificação que atraíram profissionais de diversas regiões do Estado que atuam com educação especial. Uma cerimônia realizada no Auditório na segunda-feira, dia 31, marcou a abertura simultânea dos três cursos e reuniu quase 80 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e gerentes da FCEE.
O curso Compreendendo a Baixa Visão, voltado para profissionais que atuam com alunos com deficiência visual e que há muitos anos não era promovido pela FCEE, teve as inscrições para esta edição esgotadas rapidamente e já está com uma fila de espera para a próxima edição, ainda sem data definida. Coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o curso abordou temas como Mapa dos Serviços para Deficiência Visual, Patologias, Reabilitação Visual, Utilização e manuseio dos Recursos Ópticos e não-ópticos, Avaliação Funcional da Visão, Noções básicas sobre Prótese Ocular, entre outros.
Já a Oficina de Literatura Surda, que ocorreu pela primeira vez neste ano, também atraiu professores, surdos e ouvintes fluentes em LIBRAS, de todo o Estado que buscavam capacitação para utilizar a Literatura Surda como recurso de sala de aula com crianças surdas ou ouvintes como L2. Coordenado pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), foi destinado prioritariamente a professores que atuam com alunos surdos em escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina.
Realizado pela terceira vez este ano, o curso Formação Inicial em Estimulação Essencial - Conhecendo o Desenvolvimento Infantil atraiu mais uma vez um grande número de profissionais que atuam nos serviços de estimulação essencial oferecido por instituições especializadas em educação especial. A área da estimulação essencial costuma ser chamada como “a porta de entrada” no processo de atendimento de crianças com deficiência diagnosticada ou com suspeita de diagnóstico. O objetivo do curso, ministrado por diversos profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE, foi qualificar os profissionais com vistas ao desenvolvimento de políticas de prevenção e intervenção terapêutica a crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, abordando temas como a função da família no processo de estimulação essencial, a estimulação relacionada com o desenvolvimento psíquico, o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento motor, prevenção e sinais de alerta.
Para informações sobre as próximas edições dos cursos acesse a página Cursos do site da FCEE .