Com a participação de 35 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de todo o Estado, o primeiro curso sobre Sorobã à distância realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre os dias 19 de setembro e 03 de novembro de 2017 foi considerado um sucesso devido a ótima avaliação entre os cursistas e os tutores. Confira neste link uma prévia de uma das vídeo-aulas oferecidas, a qual explica como fazer uma multiplicação.
Com grande participação em todas as fases do curso, os alunos foram avaliados através de vídeos. “Nestes vídeos conseguimos avaliar muito bem se o aluno fez a atividade solicitada corretamente”, explica o pedagogo Marcelo Lofi, coordenador do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às pessoas com Deficiência Visual (CAP), centro coordenador do curso.
A pedagoga Tamara Joana Casarin, tutora e conteudista do curso, explicou que na FCEE se optou pelo método ocidental de uso do sorobã, conforme o livro “Manual de Técnicas Operatórias para Pessoas com Deficiência Visual” do Ministério da Educação. Porém, ela explica que muitas instituições no Brasil ainda adotam o método oriental ou ainda uma mistura dos dois métodos.
O sorobã é um aparelho de cálculo de procedência japonesa utilizado como recurso educativo específico para a execução de cálculos matemáticos para alunos com deficiência visual. Dentre os temas que foram abordados ao longo da formação estão Histórico, Pré-Sorobã, Escrita e Leitura de Números no Sorobã e as quatro operações matemáticas de modo simples, com reserva, com um número e com dois números.
Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às pessoas com Deficiência Visual (CAP) com apoio do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), o curso Metodologia e Técnicas de Cálculos no Sorobã tinha como objetivo capacitar professores de AEE de escolas das redes estadual e municipal de ensino para utilização do Sorobã como recurso didático na educação inclusiva.