No último dia 04 de abril ocorreu na cidade de Tubarão o encontro presencial do Curso de Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ministrado por profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e voltado para assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos das sete Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão. Realizado em parceria com a Federação das APAES do Estado de Santa Catarina (Feapaesc), o curso está sendo realizado na modalidade semi presencial, com um primeiro encontro presencial realizado no dia 04/04 e os demais conteúdos ministrados à distância entre os dias 05 e 24 de abril. Mais edições deste curso deverão ocorrer ainda este ano voltadas para outras regiões do Estado.
Coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE) da FCEE, o curso tem como objetivo apresentar a CIF aos profissionais das APAES e aborda temas como o Histórico da CIF, princiípios e objetivos, modelos e definições, estrutura, códigos/qualificados e discussão de casos nos quais ela poderia ser aplicada. O encontro presencial foi ministrado pelo fisioterapeuta André de Souza Rocha e a parte a distância será ministrada pelos profissionais Danielle Schmitz, Simone Marcelino Rodrigues e Vilson Rodrigues da Silva.
Esta capacitação oferecida pela FCEE é resultado do Grupo de Estudos sobre a CIF, promovido pelo NESPE entre os anos de 2016 e 2017 e cujo objetivo era estudar a CIF e a produção científica sobre o assunto, além das aplicações da classificação no campus da FCEE, de modo a capacitar os servidores e embasar o trabalho realizado na instituição. Composto por cerca de 20 servidores de diversos centros da FCEE, o Grupo tinha também como objetivo ampliar a utilização da CIF na área da educação através de capacitações para profissionais das instituições conveniadas.
Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.