A “sala de aula” teve de ser reinventada devido à pandemia do novo coronavírus e a
forma de repassar o conteúdo teve de ser repensada, ainda mais na educação especial.
Os professores tiveram a tecnologia como aliada e desenvolveram novas habilidades e
competências, adaptando-se a essa realidade. “Precisamos, agora, repensar o que foi
vivenciado e o que se adquiriu de conhecimento neste período de pandemia”, afirma
Márcia Terezinha Miranda, coordenadora do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da
Fundação Catarinense de Educação Especial.
Para debater o tema, a FCEE realiza nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, a LIVE
“Ressignificando a Prática Pedagógica em Tempos de Pandemia”, com as professoras
Ana Paula Silva e Joice Maria Bittencourt, com mediação do professor Marcelo dos
Santos, todos docentes do CENET/FCEE. Aberto ao público e acessível em LIBRAS, o
debate virtual será realizado às 14h pelo Canal da FCEE no YouTube:
www.youtube.com/FCEECanal
“Os professores sentiram a necessidade de repensar a prática pedagógica na pandemia.
O quadro branco já não supria a necessidade de sala de aula. Foi necessário refletir e
repensar em como repassar esse conteúdo”, reforça Márcia. Na educação especial, o
desafio foi ainda maior, considerando as diversas metodologias adotadas para melhor
compreensão do conteúdo pelos educandos. “A pandemia do novo coronavírus nos
impôs uma nova realidade de ensino e com isso precisamos nos reinventar enquanto
professores de educação especial, ressignificando, assim, a nossa prática pedagógica”,
complementa a professora Joice Maria Bittencourt.